sexta-feira, 28 de março de 2008
As Cores para os Yokaras
Os índios Yokaras habitam uma região de difícil acesso na amazonia andina.
Tem pouco contato com o homem branco e apresentam características étnicas que os diferem dos demais habitantes da região amazônica.
Eles pregam que os dias da semana tem cores específicas.
Acreditam que se usarmos e evocarmos essas cores nos dias adequados teremos benefícios no acesso as energias predominantes desse momento e dessa forma, mais visibilidade, acuidade e conseqüentemente sucesso:
Segunda-feira - AZUL
Terça-feira - AMARELO
Quarta-feira - ALARANJADO
Quinta-feira - LILÁS
Sexta-feira - ROSA
Sábado - VERDE
Domingo - BRANCO
mais detalhes sobre a semana em: http://neochamanismopoa.blogspot.com/
domingo, 23 de março de 2008
Decoração, Cromoterapia e Feng Shui
Já parou para observar como determinadas cores nos ambientes podem nos agradar ou nos incomodar?
BRANCO
Decoração: Um ambiente todo branco, para algumas pessoas, pode trazer prazer e calma, e para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa também uma sensação de limpeza, até exagerada. O branco só é branco, quando recebe uma luz intensa direta.
Cromoterapia : Ela potencializa as demais cores. Representa a luz divina.
Feng Shui: É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente. Muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois nos passa uma sensação de infinito, frieza, vazio e hostilidade. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos.
PRETO E CINZA
Decoração: É usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto com pé direito muito alto, para dar a sensação de rebaixo.
Cromoterapia: É o oposto da luz, a escuridão total.
Feng Shui: É opressivo e depressivo. Representa o elemento água e deve se usar com muito cuidado. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.
VERDE
Decoração: É uma cor muito usada. No chão, nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.
Cromoterapia: É a cor da natureza, traz força equilibrada e progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação.
Feng Shui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira. Muito cuidado em usar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas que abrigam pessoas com problemas de saúde, o verde é uma ótima opção.
LILÁS/VIOLETA
Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor monocromática, pode cansar.
Cromoterapia: Tem efeito purificador, tranforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos.
Feng Shui: Traz tranquilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.
LARANJA
Decoração: Inconscientemente, lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas. Abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.
Cromoterapia: Auxilia a mente a assimila novas idéias, mas deve ser usado com certo cuidado.
Feng Shui: Em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais e até rebeldia.
VERMELHO
Decoração: Muita atenção em seu uso, pois, por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exótico. Em demasia, cai para a vulgaridade.
Cromoterapia: Muito indicado para pessoas tímidas e retraídas porque estimula a atividade mental e quebra barreiras. Revigora a coragem e a força de vontade.
Feng Shui: Cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.
AZUL
Decoração: Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Mais escuro, transmite autoridade. Deve ser usado em ambientes formais.
Cromoterapia: Nos passa calma e serenidade. Também é asséptico e desestressante.
Feng Shui: É uma cor calmante e traz tranquilidade aos ambientes. Deve-se tomar muito cuidado em locais cujas paredes são pintadas de azul claro, pois pode provocar sono em excesso. Já, para quem é muito agitado, é uma boa opção.
AMARELO
Decoração: É muito usado para esquentar áreas escuras e para dar mais iluminação. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.
Cromoterapia: É uma cor que atua diretamente sobre o mental. É animador, inspirador e estimula o raciocínio. Ajuda no auto-controle. Fortalece os ouvidos e os olhos.
Feng Shui: É a cor da luz. Estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Deve ser usado no quarto de estudo ou na criança. Na cozinha, em doses equilibradas. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.
Artigo extraído do site Bem Zen
Escrito por Vera Caballero & Franco Cuizzetti
Consultores e Profº de Feng Shui, Bioenergias, Yoga e Oráculos.
A magia das cores no vestir...
Branco: vista branco quando estiver necessitando de paz, calma e sentir necessidade de estar limpo, puro.
Vermelho: vista vermelho quando precisar de coragem, força de vontade; quando sentir necessidade de atrair alguém. É um estímulo sexual e é muito atraente.
Amarelo: quando necessitar o tonificar o sistema nervoso, para estimular a intuição e atrair dinheiro.
Laranja: para obter sucesso monetário.
Verde: para ganhar presentes, para diminuir seu stress.
Azul: para obter harmonia, paz e tranqüilidade.
Violeta: Para buscar inspiração e imaginação.
Rosa: para encontrar a felicidade e obter a simpatia.
Preto: elegância e afastar invejosos.
Marrom: é bom evitar usar roupas desta cor.
do livro "Diário de Magia - Manual de Esoterismo"
de J. Dellamonica, Editora Madras.
sábado, 22 de março de 2008
PSICO-DINÂMICA DAS CORES
Vermelho - É uma cor que avança, é adequado para expressar a alegria entusiasta e comunicativa. É a mais excitante das cores e pode significar paixão, sexualidade, emoção, ação, agressividade, perigo, guerra, etc...
Azul - É uma cor reservada e parece que se distancia. Pode expressar confiança e reserva, harmonia, higiene, afeto, amizade, felicidade e amor (no sentido mais universal).
Verde - Reservado e esplendoroso, é o resultado da união do céu (azul) e do sol (amarelo). É a cor da esperança, da natureza, da juventude, do desejo, descanso, calma, equilíbrio, etc...
Amarelo - Irradia sempre, em todas as partes e sobre todas as coisas. É a cor da luz e do intelecto. Pode significar egoísmo, ciúme, ódio, adolescência, riso, prazer, etc...
É também a cor das irradiações intelectuais.
Alaranjado - É a cor do fogo flamejante, da criatividade, é a cor mais visível depois do amarelo e é uma das cores escolhidas para usar como sinal de perigo. Pode significar festa, bom humor, prazer, aurora, presença solar, euforia, etc...
Violeta - É a cor que indica a ausência de tensão. Vai do Lilás até o Roxo, podendo dessa forma significar calma, autocontrole, dignidade, aristocracia, o clero e por outro lado, a violência, agressão premeditada, engano, furto e miséria.
Marrom - Resultante da união do amarelo, vermelho e preto, pode significar as coisas concretas e os costumes tradicionais. A força como resistência e vigor. Tem um comportamento cordial, nobre e cálido.
Branco - É a idéia do todo (todas as cores), expressa a idéia de expansão, pureza, inocência, paz, infância, alma, estabilidade absoluta, calma e harmonia.
Negro - Oposto do branco, indica ausência (nenhuma cor), concentra tudo em si mesmo. Pode significar a dissolução, separação, perda, tristeza. Determina o que está escondido, velado, a morte, a noite, ansiedade, assassinato, etc... E positivamente nos leva a nobreza, seriedade, pesar, etc...
Cinza - É a cor que iguala às coisas e deixa às demais cores suas características próprias sem influir ou interferir em seus sentidos. Pode expressar desconsolo, neutralidade, velhice, chatice, indeterminação, ausência de vida, desanimo, etc...
Bibliografia:
01 - S. Fabris - R. Germani - COLOR, Projecto y estética en las Artes Gráficas - Edebé Barcelona - Nuevas Fronteras Gráficas – 1973
02 - Audrey Kargere - A Cor e a Personalidade - Departamento Editorial da Associação Macrobiótica de Porto Alegre – 1969
03 – Sarah Rossbach e Lin Yun - Feng Shui e a Arte da Cor – Editora Campus - 1998
Vermelho - É uma cor que avança, é adequado para expressar a alegria entusiasta e comunicativa. É a mais excitante das cores e pode significar paixão, sexualidade, emoção, ação, agressividade, perigo, guerra, etc...
Azul - É uma cor reservada e parece que se distancia. Pode expressar confiança e reserva, harmonia, higiene, afeto, amizade, felicidade e amor (no sentido mais universal).
Verde - Reservado e esplendoroso, é o resultado da união do céu (azul) e do sol (amarelo). É a cor da esperança, da natureza, da juventude, do desejo, descanso, calma, equilíbrio, etc...
Amarelo - Irradia sempre, em todas as partes e sobre todas as coisas. É a cor da luz e do intelecto. Pode significar egoísmo, ciúme, ódio, adolescência, riso, prazer, etc...
É também a cor das irradiações intelectuais.
Alaranjado - É a cor do fogo flamejante, da criatividade, é a cor mais visível depois do amarelo e é uma das cores escolhidas para usar como sinal de perigo. Pode significar festa, bom humor, prazer, aurora, presença solar, euforia, etc...
Violeta - É a cor que indica a ausência de tensão. Vai do Lilás até o Roxo, podendo dessa forma significar calma, autocontrole, dignidade, aristocracia, o clero e por outro lado, a violência, agressão premeditada, engano, furto e miséria.
Marrom - Resultante da união do amarelo, vermelho e preto, pode significar as coisas concretas e os costumes tradicionais. A força como resistência e vigor. Tem um comportamento cordial, nobre e cálido.
Branco - É a idéia do todo (todas as cores), expressa a idéia de expansão, pureza, inocência, paz, infância, alma, estabilidade absoluta, calma e harmonia.
Negro - Oposto do branco, indica ausência (nenhuma cor), concentra tudo em si mesmo. Pode significar a dissolução, separação, perda, tristeza. Determina o que está escondido, velado, a morte, a noite, ansiedade, assassinato, etc... E positivamente nos leva a nobreza, seriedade, pesar, etc...
Cinza - É a cor que iguala às coisas e deixa às demais cores suas características próprias sem influir ou interferir em seus sentidos. Pode expressar desconsolo, neutralidade, velhice, chatice, indeterminação, ausência de vida, desanimo, etc...
Bibliografia:
01 - S. Fabris - R. Germani - COLOR, Projecto y estética en las Artes Gráficas - Edebé Barcelona - Nuevas Fronteras Gráficas – 1973
02 - Audrey Kargere - A Cor e a Personalidade - Departamento Editorial da Associação Macrobiótica de Porto Alegre – 1969
03 – Sarah Rossbach e Lin Yun - Feng Shui e a Arte da Cor – Editora Campus - 1998
Assinar:
Postagens (Atom)