quinta-feira, 29 de maio de 2008
Computação Gráfica e Estilos Visuais
"Não obstante, a Computação Gráfica tem um enorme potencial não descoberto. O poder de expressão dessa ferramenta de geração de imagens ainda não foi plenamente utilizado. O seu amadurecimento resultará em novos recursos de expressão visual. A área busca no momento a consolidação dessas diferentes ferramentas de visualização."
fragmento do artigo "Computação Gráfica e Estilos Visuais" de Luiz Velho e Jonas de Miranda Gomes
•Luiz VELHO, mestre em Computação Gráfica pelo MIT / Media Lab e Ph.D.em Ciências da Computação pela Universidade de Toronto.
É professor do IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada e pesquisador do Projeto Visgraf.
e-mail: lvelho@visgraf.impa.br www:http://www.impa.br/~lvelho
•Jonas de Miranda GOMES, Ph.D.em Matemática pelo IMPA -Instituto de Matematica Pura e Aplicada.
É professor do IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada e coordenador Departamento de Computação e do Projeto Visgraf.
e-mail: jonas@impa.br
leia o artigo completo em: http://www.visgraf.impa.br/Data/RefBib/PS_PDF/eav00/
sexta-feira, 16 de maio de 2008
BRAINSTORMING
Como vimos em aula, Brainstorming é uma técnica que visa disciplinar a ação de busca qualitativa em criatividade.
Tem regras e estas devem ser seguidas:
De 2 a 12 participantes
Um o mais escribas
Tempo definido
Atitude de divergência
Ausência de julgamento
Cadeiras em "U"
Flip-chart
Produção sempre visível
Aquecimento
Tema Claro
Obs: Se você não estiver seguindo estes passos, você estará fazendo qualquer coisa menos brainstorming.
Alguns autores alteram algumas dessas regras...mas o espírito da coisa é esse.
cliquem no link abaixo e confiram....
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming#O_m.C3.A9todo_brainstorming
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Tradução X Confusão
Es probable que el significado de los términos identidad, imagen y reputación esté más o menos diferenciado en su uso lingüístico común, pero si estas palabras se convierten en conceptos aplicados a la comunicación corporativa, corremos el riesgo de dar por supuestos territorios compartidos cuando en realidad estamos hablando de cosas distintas, a pesar de utilizar las mismas palabras. Este problema terminológico se ve agudizado por la traducción que de estos conceptos se vierte al español partiendo de la bibliografía internacional, especialmente la anglófona, creando no pocas veces una gran confusión.
Norberto Mínguez Arranz es Profesor Titular de Comunicación Audiovisual y Publicidad en la Universidad Complutense de Madrid
http://www.rrppnet.com.ar/comcorporativa.htm
terça-feira, 6 de maio de 2008
Projeto gráfico
É o plano inicial que definirá as características visuais de um peça de design gráfico.Projeto gráfico é um conjunto de elementos que formam e dão característica a um meio de informação.
No jornal impresso, o projeto gráfico define principalmente o formato do papel, a famílias tipográficas usadas e a malha tipográfica (o grid).
Um bom projeto gráfico editorial é aquele que conduz os olhos dos leitores sem se tornar o elemento principal daquela página. Sem interferir na qualidade da leitura. As imagens, o tamanho das fontes tipográficas, a posição de títulos, retículas, boxes, fios, enfim, todos os elementos visuais devem ser adequadamente pensados e posicionados com o objetivo de atender a uma necessidade editorial.
O design gráfico é uma forma de comunicação visual. É o processo de dar ordem estrutural e forma à informação visual, trabalhando freqüentemente a relação de imagem e texto. Podendo ser aplicada a vários meios de comunicação, sejam eles impressos, digitais, audiovisuais, entre outros.
O profissional que realiza esse tipo de função é o designer gráfico. No entanto, mesmo existindo uma formação específica para essa área, vários tipos de profissionais tentam atuar como designers gráficos - notoriamente os publicitários, assim como ilustradores e artistas gráficos. Por falta de base fundamentada dos profissionais formados em outras áreas e que atuam com o design acabam distorcendo a conceituação de cores, formas, idéias, valores, estética e outras qualidades inseridas num trabalho final.
Tradicionalmente os princípios do design gráfico estavam ligados a um formalismo e o funcionalismo. Atualmente, com o desenvolvimento da internet e da teoria do design de informação, há uma preocupação maior com a informação e o papel do usuário no design gráfico.
terça-feira, 22 de abril de 2008
As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos.
SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS
Estas substâncias, além de colorir desempenham, freqüentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas.
Uma dieta tem mais chances de ser equilibrada e mais saudável.
Alimentos Brancos
O leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio.
Estes minerais são importantes porque:
.1 - Contribuem na formação e manutenção dos ossos.
.2 - Ajudam na regulação dos batimentos cardíacos.
.3 - São fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos
Alimentos Vermelhos
O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja.
Mais recentemente foi é apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata.
Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sangüínea.
Alimentos Amarelos
O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico.
Alimentos Arroxeados
Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba, a berinjela e o repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que:
1 - Retarda o envelhecimento.
2 - Neutraliza as substâncias cancerígenas prevenindo diversos tipos de câncer.
Alimentos Verdes
Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm: cálcio, clorofila, vitamina C e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos:
1 - Desintoxicam as células;
2 - Inibem radicais livres (que danificam as células e causam doenças);
3 - Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração.
4 - Protegem o cabelo e a pele.
5 - Melhoram o sistema imunológico
6 - Importante para os ossos e contração muscular.
Alimentos Marrons
As fibras e vitaminas do complexo B e E são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais como arroz, trigo e centeio.
Consuma alimentos integrais, que tem uma cor marrom (pães, biscoitos, macarrão, etc).
1.1 - Melhoram o funcionamento do intestino.
2.2 - Combatem a ansiedade e a depressão.
3.3 - Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.
Um alimentação saudável e colorida
e com alimentos funcionais...
... trará benefícios para sua saúde agora e, principalmente, no futuro.
terça-feira, 8 de abril de 2008
Se liga...
sexta-feira, 28 de março de 2008
As Cores para os Yokaras
Os índios Yokaras habitam uma região de difícil acesso na amazonia andina.
Tem pouco contato com o homem branco e apresentam características étnicas que os diferem dos demais habitantes da região amazônica.
Eles pregam que os dias da semana tem cores específicas.
Acreditam que se usarmos e evocarmos essas cores nos dias adequados teremos benefícios no acesso as energias predominantes desse momento e dessa forma, mais visibilidade, acuidade e conseqüentemente sucesso:
Segunda-feira - AZUL
Terça-feira - AMARELO
Quarta-feira - ALARANJADO
Quinta-feira - LILÁS
Sexta-feira - ROSA
Sábado - VERDE
Domingo - BRANCO
mais detalhes sobre a semana em: http://neochamanismopoa.blogspot.com/
domingo, 23 de março de 2008
Decoração, Cromoterapia e Feng Shui
Já parou para observar como determinadas cores nos ambientes podem nos agradar ou nos incomodar?
BRANCO
Decoração: Um ambiente todo branco, para algumas pessoas, pode trazer prazer e calma, e para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa também uma sensação de limpeza, até exagerada. O branco só é branco, quando recebe uma luz intensa direta.
Cromoterapia : Ela potencializa as demais cores. Representa a luz divina.
Feng Shui: É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente. Muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois nos passa uma sensação de infinito, frieza, vazio e hostilidade. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos.
PRETO E CINZA
Decoração: É usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto com pé direito muito alto, para dar a sensação de rebaixo.
Cromoterapia: É o oposto da luz, a escuridão total.
Feng Shui: É opressivo e depressivo. Representa o elemento água e deve se usar com muito cuidado. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.
VERDE
Decoração: É uma cor muito usada. No chão, nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.
Cromoterapia: É a cor da natureza, traz força equilibrada e progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação.
Feng Shui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira. Muito cuidado em usar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas que abrigam pessoas com problemas de saúde, o verde é uma ótima opção.
LILÁS/VIOLETA
Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor monocromática, pode cansar.
Cromoterapia: Tem efeito purificador, tranforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos.
Feng Shui: Traz tranquilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.
LARANJA
Decoração: Inconscientemente, lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas. Abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.
Cromoterapia: Auxilia a mente a assimila novas idéias, mas deve ser usado com certo cuidado.
Feng Shui: Em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais e até rebeldia.
VERMELHO
Decoração: Muita atenção em seu uso, pois, por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exótico. Em demasia, cai para a vulgaridade.
Cromoterapia: Muito indicado para pessoas tímidas e retraídas porque estimula a atividade mental e quebra barreiras. Revigora a coragem e a força de vontade.
Feng Shui: Cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.
AZUL
Decoração: Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Mais escuro, transmite autoridade. Deve ser usado em ambientes formais.
Cromoterapia: Nos passa calma e serenidade. Também é asséptico e desestressante.
Feng Shui: É uma cor calmante e traz tranquilidade aos ambientes. Deve-se tomar muito cuidado em locais cujas paredes são pintadas de azul claro, pois pode provocar sono em excesso. Já, para quem é muito agitado, é uma boa opção.
AMARELO
Decoração: É muito usado para esquentar áreas escuras e para dar mais iluminação. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.
Cromoterapia: É uma cor que atua diretamente sobre o mental. É animador, inspirador e estimula o raciocínio. Ajuda no auto-controle. Fortalece os ouvidos e os olhos.
Feng Shui: É a cor da luz. Estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Deve ser usado no quarto de estudo ou na criança. Na cozinha, em doses equilibradas. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.
Artigo extraído do site Bem Zen
Escrito por Vera Caballero & Franco Cuizzetti
Consultores e Profº de Feng Shui, Bioenergias, Yoga e Oráculos.
A magia das cores no vestir...
Branco: vista branco quando estiver necessitando de paz, calma e sentir necessidade de estar limpo, puro.
Vermelho: vista vermelho quando precisar de coragem, força de vontade; quando sentir necessidade de atrair alguém. É um estímulo sexual e é muito atraente.
Amarelo: quando necessitar o tonificar o sistema nervoso, para estimular a intuição e atrair dinheiro.
Laranja: para obter sucesso monetário.
Verde: para ganhar presentes, para diminuir seu stress.
Azul: para obter harmonia, paz e tranqüilidade.
Violeta: Para buscar inspiração e imaginação.
Rosa: para encontrar a felicidade e obter a simpatia.
Preto: elegância e afastar invejosos.
Marrom: é bom evitar usar roupas desta cor.
do livro "Diário de Magia - Manual de Esoterismo"
de J. Dellamonica, Editora Madras.
sábado, 22 de março de 2008
PSICO-DINÂMICA DAS CORES
Vermelho - É uma cor que avança, é adequado para expressar a alegria entusiasta e comunicativa. É a mais excitante das cores e pode significar paixão, sexualidade, emoção, ação, agressividade, perigo, guerra, etc...
Azul - É uma cor reservada e parece que se distancia. Pode expressar confiança e reserva, harmonia, higiene, afeto, amizade, felicidade e amor (no sentido mais universal).
Verde - Reservado e esplendoroso, é o resultado da união do céu (azul) e do sol (amarelo). É a cor da esperança, da natureza, da juventude, do desejo, descanso, calma, equilíbrio, etc...
Amarelo - Irradia sempre, em todas as partes e sobre todas as coisas. É a cor da luz e do intelecto. Pode significar egoísmo, ciúme, ódio, adolescência, riso, prazer, etc...
É também a cor das irradiações intelectuais.
Alaranjado - É a cor do fogo flamejante, da criatividade, é a cor mais visível depois do amarelo e é uma das cores escolhidas para usar como sinal de perigo. Pode significar festa, bom humor, prazer, aurora, presença solar, euforia, etc...
Violeta - É a cor que indica a ausência de tensão. Vai do Lilás até o Roxo, podendo dessa forma significar calma, autocontrole, dignidade, aristocracia, o clero e por outro lado, a violência, agressão premeditada, engano, furto e miséria.
Marrom - Resultante da união do amarelo, vermelho e preto, pode significar as coisas concretas e os costumes tradicionais. A força como resistência e vigor. Tem um comportamento cordial, nobre e cálido.
Branco - É a idéia do todo (todas as cores), expressa a idéia de expansão, pureza, inocência, paz, infância, alma, estabilidade absoluta, calma e harmonia.
Negro - Oposto do branco, indica ausência (nenhuma cor), concentra tudo em si mesmo. Pode significar a dissolução, separação, perda, tristeza. Determina o que está escondido, velado, a morte, a noite, ansiedade, assassinato, etc... E positivamente nos leva a nobreza, seriedade, pesar, etc...
Cinza - É a cor que iguala às coisas e deixa às demais cores suas características próprias sem influir ou interferir em seus sentidos. Pode expressar desconsolo, neutralidade, velhice, chatice, indeterminação, ausência de vida, desanimo, etc...
Bibliografia:
01 - S. Fabris - R. Germani - COLOR, Projecto y estética en las Artes Gráficas - Edebé Barcelona - Nuevas Fronteras Gráficas – 1973
02 - Audrey Kargere - A Cor e a Personalidade - Departamento Editorial da Associação Macrobiótica de Porto Alegre – 1969
03 – Sarah Rossbach e Lin Yun - Feng Shui e a Arte da Cor – Editora Campus - 1998
Vermelho - É uma cor que avança, é adequado para expressar a alegria entusiasta e comunicativa. É a mais excitante das cores e pode significar paixão, sexualidade, emoção, ação, agressividade, perigo, guerra, etc...
Azul - É uma cor reservada e parece que se distancia. Pode expressar confiança e reserva, harmonia, higiene, afeto, amizade, felicidade e amor (no sentido mais universal).
Verde - Reservado e esplendoroso, é o resultado da união do céu (azul) e do sol (amarelo). É a cor da esperança, da natureza, da juventude, do desejo, descanso, calma, equilíbrio, etc...
Amarelo - Irradia sempre, em todas as partes e sobre todas as coisas. É a cor da luz e do intelecto. Pode significar egoísmo, ciúme, ódio, adolescência, riso, prazer, etc...
É também a cor das irradiações intelectuais.
Alaranjado - É a cor do fogo flamejante, da criatividade, é a cor mais visível depois do amarelo e é uma das cores escolhidas para usar como sinal de perigo. Pode significar festa, bom humor, prazer, aurora, presença solar, euforia, etc...
Violeta - É a cor que indica a ausência de tensão. Vai do Lilás até o Roxo, podendo dessa forma significar calma, autocontrole, dignidade, aristocracia, o clero e por outro lado, a violência, agressão premeditada, engano, furto e miséria.
Marrom - Resultante da união do amarelo, vermelho e preto, pode significar as coisas concretas e os costumes tradicionais. A força como resistência e vigor. Tem um comportamento cordial, nobre e cálido.
Branco - É a idéia do todo (todas as cores), expressa a idéia de expansão, pureza, inocência, paz, infância, alma, estabilidade absoluta, calma e harmonia.
Negro - Oposto do branco, indica ausência (nenhuma cor), concentra tudo em si mesmo. Pode significar a dissolução, separação, perda, tristeza. Determina o que está escondido, velado, a morte, a noite, ansiedade, assassinato, etc... E positivamente nos leva a nobreza, seriedade, pesar, etc...
Cinza - É a cor que iguala às coisas e deixa às demais cores suas características próprias sem influir ou interferir em seus sentidos. Pode expressar desconsolo, neutralidade, velhice, chatice, indeterminação, ausência de vida, desanimo, etc...
Bibliografia:
01 - S. Fabris - R. Germani - COLOR, Projecto y estética en las Artes Gráficas - Edebé Barcelona - Nuevas Fronteras Gráficas – 1973
02 - Audrey Kargere - A Cor e a Personalidade - Departamento Editorial da Associação Macrobiótica de Porto Alegre – 1969
03 – Sarah Rossbach e Lin Yun - Feng Shui e a Arte da Cor – Editora Campus - 1998
Assinar:
Postagens (Atom)